Ozai era o governante tirano da Nação do Fogo. Como todo Senhor do Fogo, ele foi um mestre da dominação de fogo, e antes do final da série, acredita-se ter sido o dominador de fato mais poderoso do mundo Avatar.
Ozai era um dos filhos do senhor do fogo Azulon. Seu irmão Iroh seria o sucesso do trono da Nação do Fogo, porém Ozai usurpou o direito de seu irmão e assume o poder.
O Senhor do Fogo Ozai seguiu o legado de seu pai e avô, ele procurou conquistar as outras nações e se tornar o governante supremo do mundo.
O pensamento expansionista de Ozai é fundamentado por um dos maiores lideres da Escola Alemã, Friedrich Ratzel. Para Ratzel, o território representa as condições de trabalho e da própria existência da sociedade. Por outro lado, a necessidade de aumentar as expansões territoriais são consequências do progresso, ou seja, Ratzel vai justificar suas colocações com o conceito de "espaço vital", em que este representa uma proporção de equilíbrio entre a população e os recursos oferecidos para que se possam suprir as suas necessidades. Dessa forma, é possível ver a vinculação entre o projeto imperial alemão e as formulações de Ratzel para a sua época, legitimando assim o imperialismo bismarckiano.
Para ele o espaço era vital para as ações humanas, e era necessário expandi-los, assim dando inicio aos ideais imperialistas modernos, e acabaram gerando pequenos e grandes conflitos territoriais, os maiores deles a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundial.
Sabendo disso, podemos comparar o Senhor do Fogo Ozai a Hitler, pois ambos assumiram um país a fim de dominar o mundo e torna-lo posse de apenas um povo ou raça, para o primeiro seria os dominadores de fogo e para o segundo a raça ariana.
![]() |
Terras conquistadas por Hitler |
Porém existem outros ícones do mal que expandiram seu território, Hitler dominou um espaço muito pequeno comparado a outros líderes do passado, e pouco até mesmo em relação à Ozai, que tinha em seu poder toda mais de 1/2 do mundo, pois tinha posse da Nação do Fogo, da Nação do Ar, da Tribo da Água do Sul, e outras pequenas possessões no Reino da Terra.
Império Gaznévida |
Então vamos voltar ao passado, vamos relembrar o pouco conhecido Yāmīn al-Dawlah Abd al-Qāṣim Maḥmūd Ibn Sebük Tegīn de Ghazni ou, mais frequentemente, Mahmud de Ghazni, um grande imperador do Império Gaznévida, um antigo Estado Muçulmano Sunita, que ocupava território que ia do Irã até a Índia.
![]() |
Império Huno |
Outro que podemos associar a Ozai é Átila, o Huno, também conhecido como Praga de Deus por conta de sua tirania e mente diabólica, ele dominava com imponência, matava sem piedade. O império huno se estendia desde as estepes da Ásia Central até a atual Alemanha, e desde o Danúbio até o Báltico.
![]() |
Legado de Gengis Khan |
Porém o grande conquistador do mundo, sem sombras de dúvidas foi Gengis Khan, ele ergueu um império que se estendia do Cáucaso ao rio Indo e do mar Cáspio a Pequim, ele tornou o extremo oriente conhecido pelo mundo; ele era um grande estrategista, e foram suas ideias e sua capacidade de guerra que fez o mundo tremer com sua existência. Uma de suas frases é “Eu sou um castigo de Deus. E se você não cometeu grandes pecados, Deus não teria enviado um castigo como eu.”.
Então? Qual deles se assemelha mais ao Senhor do Fogo Ozai?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre