AQUI VOCÊ PODE ENCONTRAR

12 de dez. de 2014

Geografia Política x Geopolítica (As diferenças conceituais e contextuais)




Geografia Política x Geopolítica
 (As diferenças conceituais e contextuais)

Moisés de Oliveira


Um assunto que vem causando diversas confusões é a diferença entre Geografia Política e Geopolítica.  Trabalharmos com esses dois conceitos, que na escrita parecem ser sinônimos, mas eles apresentam especificidades e representam contextos diferentes, embora muitas vezes, os conteúdos trabalhados se cruzem.
Há quase um consenso entre os especialistas que essa disciplina teria sido fundada ou pelo menos redefinida – advindo daí a “geografia política moderna” – por Friedrich RATZEL, com a obra Politische Geographie (Munique, Leipzig, 1897).
Segundo Ratzel (1897), A geografia política é o estudo das relações entre o Estado e o solo; ou seja, a geografia política seria representada por lutas pelo poder, guerras, conquistas territoriais, busca de poderio internacional e todas outras ações políticas que ocorrem dentro do espaço geográfico. Para ele o espaço era vital para as ações humanas, e era necessário expandi-los, assim dando inicio aos ideais imperialistas modernos, e acabaram gerando pequenos e grandes conflitos territoriais, os maiores deles a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundial.
Já o conceito de Geopolítica surgiu poucos anos depois de Ratzel trabalharem com a Geografia Política; o sueco Kjellén (1899), foi o primeiro a trabalhar com esse termo, dizendo que geopolítica é a ciência que estuda o Estado como organismo geográfico, isto é, como fenômeno localizado em certo reich.
Com a constante disputa de poder no cenário mundial, o Brasil não ficou isento de trabalhar com a geopolítica, principalmente dentro do meio militar.
O general Golbery do Couto e Silva (1967), um dos grandes pensadores a cerca da geopolítica nacional, a definindo como fundamentação para as ações políticas:
Geopolítica é a fundamentação geográfica de linhas de ação políticas, quando não, por iniciativa, a proposição de diretrizes políticas formuladas à luz dos fatores geográficos, em particular de uma análise calcada, sobretudo, nos conceitos básicos de espaço e posição.
Para o General Carlos Meira Mattos: "Geopolítica é a arte de aplicar a política nos espaços geográficos".
Ao longo do tempo, diversas definições para o termo foram conhecidas, cada um têm características especificas de acordo com cada contexto sociopolítico, histórico e cultural dos autores e por isso que Hans Weigert afirmou que:
“Não existe algo como uma ciência geral da geopolítica, que possa ser subscrita por todas as organizações estaduais. Há tantas geopolíticas quantos os sistemas estaduais em luta sob condições geográficas, as quais, no caso do poder marítimo e do poder terrestre são fundamentalmente diferentes. [...] Cada nação tem a geopolítica que pretende [...]” (WEIGERT, 1942).
Nesses contextos, podemos afirmar que a Geografia Política estuda as questões políticas-administrativas, a distribuição do Estado pelo estado espaço geográfico, sua organização e estrutura.
Já a Geopolítica se refere à atuação do Estado no espaço, tento em vista o controle do território, é um campo de conhecimento multidisciplinar e bastante amplo, que não se aplica apenas a Geografia e também não é algo exclusivo da Geografia Política, embora seja algo por ela estudado.
Todavia, as origens históricas dos dois termos, geopolítica e geografia política, estão pautadas pela situação de que esta última está mais identificada com a formação de diagnósticos, enquanto a primeira com a proposição de medidas que digam respeito à ação do estado. No entanto, esta diferenciação, no curso dos estudos não se mostra tão decisiva para se compreender a diferença entre os dois campos. A rigor, nesta discussão, o que está em pauta é a questão da legitimidade entre a geopolítica e a geografia política.
Enfim, os dois conceitos possuem grandes diferenças em relação ao objeto de estudo, porém não é possível definir os dois campos com clareza. É necessário retomar os estudos das duas áreas para que possamos buscar a melhor definição deles em relação ao contexto atual.

 

REFERENCIAS


ANDRADE, Manuel Correia de (1989) - Geopolítica do Brasil. São Paulo: Ed. Ática.
COSTA, Wanderley Messias da (1992) - Geografia Política e Geopolítica. São Paulo, Ed. Hucitec.
SILVA, Golbery do Couto e (1967) Geopolítica do Brasil (Rio de Janeiro, Brasil).
MATTOS, Gen. Meira (1979) - Brasil - geopolítica e destino, 2ª edição. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio.
WEIGERT, Hans Werner (1942) Generals and Geographs: The twilight of Geopolitics (Oxford University Press).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre