22 de jan. de 2017

O que fazer nos três dias de SISU?



O Sistema de Seleção Unificada - SISU tem o objetivo de selecionar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio para ocupar as vagas disponíveis em Instituições de Ensino Superior Federais e Estaduais de todo o Brasil.
As vagas são preenchidas pelos estudantes que obtiverem as melhores notas dentro do quantitativo de vagas do curso escolhido. Isto é, se um determinado curso oferta 20 vagas e têm 250 inscritos, apenas as 20 melhores notas serão convocadas para matrícula; em caso de desistência de algum aluno convocado anteriormente, a vaga vai para o 21º colocado durante as chamadas da lista de espera.
Muita gente não sabe muito bem o que fazer para obter sucesso durante nos dias de tortura que acompanham o período de inscrições no SISU.
Se a sua expectativa é apenas ser aprovado em alguma Universidade sem se preocupar com o curso, aqui vai uma lista de indicações de uma pessoa que sempre conseguiu ser aprovado em algum curso mesmo sem ter excelentes notas em alguns anos do ENEM.

NO PRIMEIRO DIA
O primeiro dia do ENEM você não tem noção dos cursos que serão mais concorridos e nem das notas de corte para você ter uma base de comparação do nível dos candidatos de cada curso.
Nesse primeiro momento, indico que você se inscreva para qualquer curso que tenha um histórico de notas de corte mais altas deixando os demais cursos com uma nota de corte relativamente mais baixa.

NO SEGUNDO DIA
Você vai ter as primeiras nota de corte. Não se engane com os cursos com notas de corte baixíssimas (menor que 450 pontos ou sem nota de corte), pois é os cursos que todos os outros desesperados como você vai se inscrever achando que vai obter algum resultado, mas no final fica um curso com um alto número de inscritos com notas baixas, tornando difícil a convocação por lista de espera.
Ex.: O curso de Pedagogia foi um dos 4 cursos mais procurados do SISU 2015, mas não ficou longe de ficar entre as 4 maiores notas de corte. Ver notícia
Indico que nesse dia você se inscreva em um curso com notas razoáveis de 550 a 630 pontos se você tirou até 600 pontos, mas se você tirou mais do que isso, pode arriscar cursos com notas de corte maiores.
Observe também as notas de corte de outros cursos que você tem interesse.

NO TERCEIRO DIA
Observe se ocorreu uma variação muito grande em relação as notas do dia anterior.
Se a nota do curso que você se inscreveu teve uma variação pequena de menos de 25 pontos, continue inscrito nele, exceto se sua posição for 4 vezes maior ao número de vagas ofertadas em casos de candidatos de Ampla Concorrência e até 8 vezes maior em casos de candidatos cotistas.
Se estiver fora dos critérios citados, busque os cursos de menor variação nas notas e se inscreva nele, pois as chances de sucesso podem ser grandes.


Se você deseja seguir essas instruções, depois conta do resultado de vocês aqui nos comentários. Vlw! Flw!

2 comentários:

  1. Professor, tudo bem? Preciso de orientação com o fies. O senhor pode me ajudar ou indicar alguém que possa?

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu nome não apareceu. Me chamo Caio. Obrigado!

    ResponderExcluir

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre