6 de ago. de 2016

Tudo que você precisa saber sobre o Reino de Tonga

Pita Taufatofua, o Porta-bandeira da delegação tonganesa.

O Reino de Tonga é um pequeno arquipélago no meio do Oceano Pacífico.
Bandeira Tonganesa
Com 747 km² divido em 176 ilhas, é o 172º país em extensão territorial e abrigam aproximadamente 103 mil habitantes, sendo 70% apenas na ilha Tongatapu, onde se localiza a capital, Nuku’alofa.
Tonga é uma monarquia constitucional, sendo Tupou VI o Rei e Samuela ‘Akilisi Pohiva o Primeiro-ministro.
Tonga aparece no filme "O Outro Lado do Céu". O filme conta a história de um missionário Santo dos Últimos Dias (Mórmon) que parte em missão para o Arquipélago na década de 1950. Hoje Tonga é o país com a maior porcentagem de seguidores da igreja mórmon, com cerca de 18% da população.
O povoamento de Tonga data por volta de três mil anos atrás com os povos Lapita. Os Lapitas eram um povo avançado, que vivia da pesca e da horticultura, navegava e produzia cerâmica. Esse povo viveu e se reproduziu durante mil anos nas ilhas de Tonga, Samoa, e Fiji, antes de novos exploradores descobrirem o Arquipélago das Marquesas, o Taiti e o restante das ilhas do Pacífico Sul.
Os primeiros europeus a chegarem em Tonga foram os holandeses em 1616, que traçaram a rota das ilhas, mas só em 1773, o navegador James Cook visitou a ilha, retornando em 1777 para mapear e explorar os recursos do arquipélago.
Em 1845 Tonga foi unida ao Reino da Polinésia pelo rei Taufa’Ahau conhecido também como rei George Tupou I, o primeiro rei de Tonga. Em 1875, com a ajuda de um missionário inglês chamado Shirley Baker, o rei George declarou Tonga uma monarquia constitucional e nomeou Shirley Baker seu primeiro-ministro. Tonga adotou o estilo real europeu, criou um código civil e limitou o poder dos chefes tribais.
Em 18 de maio de 1900 Tonga se tornou um protetorado britânico sob um tratado de amizade. Tonga só reconquistaria sua independência plena em 1970, quando o tratado de amizade chegou ao fim e Tonga deixou de ser território sob administração britânica, mas entrou para as Nações Unidas apenas em 1999.
Mesmo quando exposta a forças colonizadoras, Tonga sempre teve um rei nativo de ascendência aborígene, fato que faz de Tonga um caso único no Pacífico, que orgulha muito os tonganeses, pois mostra que o país nunca se deixou ser totalmente colonizado.
No Esporte
Tonga não tem um histórico de conquistas no esporte, porém, o mais popular é o rugby, onde a seleção já obteve resultados expressivos vencendo os Estados Unidos em duas partidas consecutivas.
O futebol de Tonga também é precário, levando uma das maiores goleadas da história contra a Austrália, perdendo por 22 a 0 em 2001.
Apesar de tudo, o país já conquistou uma medalha de prata no Boxe nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), sendo Paea Wolfgramm o grande herói.
Pita Taufatofua
Nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o país enviou 14 atletas para participar de cinco modalidades, e uma delas é o Taekwondo.
Taekwondo é o esporte o Pita Taufatofua, que se tornou um dos assuntos mais comentados da internet durante a Cerimonia de Abertura dos Jogos Olímpicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre