29 de jan. de 2017

Como funciona os processos de regionalização no Brasil?

Divisão das Mesorregiões no Território Nacional

A totalidade espacial, por ser extremamente complexa, demanda uma divisão em espaços menores, com o objetivo de auxiliar na compreensão, classificação e análise das características regionais e locais. Um espaço de grandes dimensões, ao ser regionalizado, permite um planejamento mais minucioso e direcionado especificamente às necessidades de cada local.
Portanto, a regionalização tem por objetivo o estabelecimento de políticas públicas; subsidiar o sistema de decisões quanto à localização de investimentos nas diversas atividades econômicas, sociais e tributárias; planejar e identificar estruturas espaciais das regiões metropolitanas; e outras formas de expressões socioeconômicas e culturais.
O Brasil possui atualmente 137 mesorregiões definidas como uma área individualizada em uma Unidade da Federação que apresentou formas de organização do espaço geográfico definidas pelas seguintes dimensões: o processo social como determinante o quatro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como o elemento de articulação espacial. Estas três dimensões possibilitam que o espaço delimitado como mesorregião tenha uma identidade regional. (IBGE, 1990).
Dentro das mesorregiões, podemos identificar as microrregiões, que apresentam especificidades quanto à organização do espaço. Essas especificidades referem-se à estrutura de produção agropecuária, industrial, extrativismo mineral ou pesca. (IBGE, 1990).


REFERÊNCIAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA Ε ESTATÍSTICA (IBGE). Divisão Regional do Brasil em Mesorregiões e Microrregiões Geográficas. Vol. 1. Rio de Janeiro: IBGE, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre