19 de nov. de 2016

FATORES CLIMÁTICOS – Correntes Marítimas

Apesar de algumas pessoas atualmente ainda não concordarem, é um fato que a Terra é redonda, isso justifica o fato de que cada ponto do planeta recebe diferentes quantidades de luz solar.
Um outro fato, que podemos observar em nossas casas em um experimento simples, como ferver água para fazer um bom macarrão instantâneo é que as águas mais quentes têm densidade menor que as águas mais frias e, portanto, são mais leves.
Nas proximidades dos polos, as águas mais frias se deslocam para o leste por conta da força do movimento de rotação da Terra e, quando se deparam com a costa de um continente, iniciam sua rota em direção ao Equador, ou seja, rumo ao norte ou sul.
À medida que se aproximam das áreas mais ensolaradas, as águas frias vão recebendo mais luz e calor, transformando-se em quentes.
Uma outra variável que afeta a densidade das águas superficiais é a salinidade, a qual exerce influência significativa apenas em altas latitudes, onde a temperatura da água é baixa e permanece constante. Por exemplo, no oceano aberto as águas mais salinas são encontradas nas regiões subtropicais, mas não ocorre o afundamento de massas d’água nessas áreas porque a temperatura da água é alta o suficiente para manter a baixa densidade das águas superficiais e evitar seu afundamento.
O movimento das águas no oceano é conhecido correntes marítimas.
Tudo bem que ela as correntes marítimas sofrem influência da temperatura e da rotação da terra e que seu movimento auxiliou nas Grandes Navegações no século XV, mas qual a importância delas para o clima a ponto de ser considerada como um Fator Climático?
As correntes marítimas quentes podem elevar a temperatura e a umidade em áreas litorâneas de alta latitude. Por exemplo, o aquecimento da costa atlântica europeia e a umidade das ilhas britânicas resultam da ação da Corrente do Golfo do México, que se origina nas áreas mais quentes do Mar das Antilhas.

As correntes frias podem provocar queda na temperatura das regiões costeiras ou, em alguns casos, contribui para a formação de Climas Semiárido ou Árido, como ocorre no Chile, Argentina e Namíbia.

No filme de animação intitulado de “Procurando Nemo”, é mostrada uma cena no qual os personagens Marlin e Dory pegam carona em uma Corrente Marítima junto com um grupo de Tartarugas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre