27 de nov. de 2016

O que é sexo, gênero e sexualidade?

King (The King Of Fighters) se veste como homem para despistar as investidas dos muitos homens que aparecem no lugar. É uma personagem clássica que confundia muitos jogadores quando o jogo foi lançado, e pra muitos é O King até hoje!

O sexo está relacionado às características físicas de um ser humano: aos órgãos genitais e às formas do corpo, isto é, aos aspectos anatômicos de cada um. Quando se fala em cirurgias de mudança de sexo, entende-se que é uma alteração na anatomia do individuo. Segundo o sistema genital e as características biológicas de uma pessoa, ela será definida como mulher, homem ou, em raros casos, como intersexual ou hermafrodita.
A palavra gênero é utilizada nas Ciências Biológicas como uma categoria para classificar organismos vivos com características morfológicas e funcionais que indiquem um ancestral comum. Para a Sociologia, o conceito de gênero tem função de classificar o que seria o masculino e o feminino nas sociedades humanas, mas não se fundamental em nos princípios científicos da evolução e morfológico, e sim em uma construção social. Nesse caso, o critério de classificação está baseado principalmente na identidade subjetiva da pessoa.
As identidades humanas não são herdadas, mas construídas por uma trama de elementos associados à personalidade, influências familiares, culturais e sociais. Na constituição da identidade de gênero somos influenciados por convenções, estereótipos e expectativas construídas no processo de socialização. Assim, essas construção é uma ação contínua, complexa e dinâmica que envolve tanto os diferentes elementos da formação subjetiva quanto o contexto histórico, político e cultural.

A sexualidade está vinculada à orientação do desejo sexual e afetivo e à representação social ou subjetiva da identidade de gênero. Portanto, não é determinada pela constituição biológica do indivíduo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre