28 de jun. de 2015

A quem pertence o simbolo do Arco-Íris?


O que simboliza o Arco-Íris? A quem pertence o simbolo? A qual cultura e mitologia ele tem origem? 
Você quer descobrir? Então leiam o texto abaixo! 


A mitologia judaico-cristã diz que o arco-íris ou arco-da-aliança é o símbolo de Deus com os homens, e segundo o livro de Gênesis que diz:

Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês, isto é, as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, sim, todos os animais do mundo. Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos. Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra. (Gênesis 9:8-17).

Já a mitologia grega associava o Arco-íris à deusa Íris, ela exercia o trabalho de mensageira divina e sempre deixava sua marca no céu quando iria enviar algum recado para os deuses. O nome arco-íris deriva dessa mitologia.

Tudo bem para quem acredita em tudo isso, mas o arco-íris é um fenômeno físico, ou melhor, é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro.
A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de cerca de 40°–42°, independente do tamanho da gota. Desde que a água das gotas de chuva é dispersiva, a grau que a luz solar retorna depende do comprimento de onda e da frequência, principalmente. A luz azul retorna em um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido a reflexão interna total da luz na gota de chuva, a luz vermelha aparece mais alta no céu, e forma a cor mais externa do arco-íris.

A luz branca se separa em diferentes cores (comprimentos de onda) ao entrar numa gota de chuva, como a luz vermelha sendo refratada por um ângulo menor que a luz azul. Ao sair da gota de chuva, os raios vermelhos são retornados por um ângulo menor que os raios azuis, produzindo o arco-íris.

Logo, sendo classificado como um fenômeno cientifico e não sobrenatural ou religioso, ninguém pode pegar para si a exclusividade do simbolo, afinal, a ciência e a natureza é um bem em comum para todos. 

Muitos grupos e culturas além das mais "populares" utilizam o arco-íris como bandeira e cada um tem seu significado:

Oblast Autônomo Judaico

É umas das províncias russas e simboliza os sete braços do Menorá (Candelabro), que segundo as tradições judaicas representam os sete dias usados por Deus para criar o mundo.

Império Inca (Wiphala)



A Whipala é uma bandeira de origem andina. As cores se originam no arco-íris, tomado como referência pelos antepassados andinos, para mostrar a composição e estrutura dos emblemas e organizar a sociedade comunitária e harmónica dos Andes.

Ela é utilizada como símbolo da luta de povos andinos, como os Quishwa-Aymaras e os Guaranis.


Bandeira LGBT



As suas diferentes cores simbolizam a diversidade na comunidade homossexual. Foi criada com essa intenção pelo artista Gilbert Baker, de São Francisco, em 1978, ano em que a hasteou pela primeira vez no Festival do Orgulho liderada por Harvey Milk, o primeiro político assumidamente homossexual eleito nos Estados Unidos daquela.

Inicialmente, incluía oito cores: rosa, sexualidade; vermelho, vida; laranja, cura; amarelo, luz solar; verde, natureza; turquesa, magia; azul, serenidade; e violeta, espírito. Pouco depois, perdeu duas cores, pois a grande procura dificultava a sua produção segundo o esquema inicial. Assim, ficou com as seis faixas que exibe atualmente.


Movimento Pacifista



A bandeira arco-íris foi usada pela primeira vez como símbolo pacifista em Itália nos anos 60. Mas só se popularizou a nível mundial em 2002 durante os protestos contra a Ocupação do Iraque. A versão mais comum tem sete barras horizontais, sendo a ordem inversa à usada pelo movimento LGBT, e com uma barra azure, a cor nacional de Itália. Geralmente tem inscrito a palavra “pace", que significa “paz” em latim, em letras maiúsculas de cor branca. Também é usual ver outras traduções da palavra.

Rainbow Warrior



O Greenpeace também usa a bandeira em várias ações. Rainbow Warrior ("guerreiro arco-íris") é o nome de uma série de barcos desta organização, sendo considerado o mais importante símbolo do Greenpeace.


Podemos ver que o Arco-Íris sempre foi e sempre vai ser o simbolo de resistencia e esperança para os povos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre