6 de set. de 2023

LISTA DE QUESTÕES - ROCHAS E MINERAIS

QUESTÃO 1 - São elementos ou compostos químicos de ocorrência natural, sólida, cristalina, inorgânico, com uma composição química específica e homogêneos (não podem ser divididos, por meios mecânicos, em componentes menores).

 

A) Rochas.

B) Minerais.

C) Mineralóides.

D) Vidro.

E) Metal.

 

RESOLUÇÃO

 

A) Rochas.

 

As rochas são agregados naturais de minerais ou materiais orgânicos. Elas podem ser compostas por vários minerais diferentes e não têm uma composição química específica e homogênea. Além disso, as rochas podem ser divididas em componentes menores, como minerais individuais

 

B) Minerais.

 

Minerais são elementos ou compostos químicos de ocorrência natural, sólida, cristalina, inorgânica, com uma composição química específica e homogênea, e não podem ser divididos, por meios mecânicos, em componentes menores.

 

C) Mineralóides.

 

Mineraloides são substâncias sólidas que possuem algumas características de minerais, mas não atendem a todos os critérios estritos dos minerais. Por exemplo, eles podem não ter uma estrutura cristalina bem definida ou uma composição química específica e homogênea. Portanto, não se encaixam na descrição dada na pergunta.

 

D) Vidro.

 

O vidro é uma substância sólida amorfa, o que significa que não possui uma estrutura cristalina. Além disso, sua composição química não é necessariamente homogênea e pode variar. Portanto, o vidro não é considerado um mineral.

 

E) Metal.

 

Os metais são elementos químicos, mas eles não são necessariamente sólidos, cristalinos ou inorgânicos. Muitos metais podem existir em diferentes estados físicos, como sólido, líquido ou gasoso, e nem todos são encontrados na natureza na forma de minerais cristalinos.

 

QUESTÃO 2 - Minerais são definidos como substâncias inorgânicas, excluindo assim os materiais orgânicos que formam os corpos das plantas e dos animais.

 

Marque a opção abaixo que não representa um mineral.

 

A) Pérola

B) Diamante

C) Talco

D) Quartzo

E) Calcita

 

RESOLUÇÃO

 

A) Pérola

 

A pérola é formada a partir de um processo biomineralização em moluscos, como ostras e mexilhões. Ela é composta principalmente de carbonato de cálcio, mas também inclui material orgânico em sua estrutura, o que a torna uma substância de origem orgânica e, portanto, não se encaixa na definição estrita de um mineral.

 

B) Diamante

 

O diamante é um mineral, especificamente uma forma cristalina do carbono. Ele atende a todos os critérios para ser considerado um mineral, incluindo ser inorgânico, sólido, cristalino e ter uma composição química específica (carbono puro).

 

C) Talco

 

O talco (Mg3Si4O10(OH)2) é um mineral muito macio e é uma silicato de magnésio hidratado. Ele também atende aos critérios para ser considerado um mineral, sendo inorgânico, sólido, cristalino e com uma composição química definida.

 

D) Quartzo

 

O quartzo é um dos minerais mais comuns na crosta terrestre. É um dióxido de silício (SiO2) e cumpre todos os critérios para ser considerado um mineral, sendo inorgânico, sólido, cristalino e com uma composição química específica.

 

E) Calcita

 

A calcita é um mineral que consiste em carbonato de cálcio (CaCO3) e também atende aos critérios para ser considerada um mineral, sendo inorgânica, sólida, cristalina e com uma composição química específica.


QUESTÃO 3 - Classificar as rochas significa usar critérios que permitam agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos. Quais são eles?

 

A) Rochas Primárias, Rochas Secundárias e Rochas Terciárias.

B) Rochas Orgânicas, Rochas Inorgânicas e Rochas Sedimentares.

C) Rochas Magmáticas, Rochas Sedimentares e Rochas Metamórficas.

D) Rochas Luminosas, Rochas Radioativas e Rochas Telepáticas.

E) Rochas Intrusivas, Rochas Extrusivas e Rochas Superficiais.

 

RESOLUÇÃO

 

A) Rochas Primárias, Rochas Secundárias e Rochas Terciárias

 

Essa classificação não é comumente usada na geologia. As rochas não são agrupadas em "primárias", "secundárias" e "terciárias" com base em seu modo de formação. Esses termos podem ser usados para descrever diferentes eras geológicas, mas não se referem à classificação das rochas em si.

 

B) Rochas Orgânicas, Rochas Inorgânicas e Rochas Sedimentares

 

Embora seja verdade que as rochas sedimentares muitas vezes contêm materiais orgânicos, a classificação das rochas não se baseia principalmente na presença de materiais orgânicos. Além disso, "rochas inorgânicas" não é uma categoria de classificação comum.

 

C) Rochas Magmáticas, Rochas Sedimentares e Rochas Metamórficas.

 

As rochas magmáticas originam-se da solidificação do magma, as rochas sedimentares resultam da deposição e compactação de sedimentos, e as rochas metamórficas formam-se a partir da transformação de outras rochas devido a altas pressões e temperaturas.

 

D) Rochas Luminosas, Rochas Radioativas e Rochas Telepáticas

 

Esta opção não faz sentido na geologia. Não existem categorias de rochas chamadas "luminosas", "radioativas" ou "telepáticas". Essa é uma resposta claramente incorreta e fantasiosa.

 

E) Rochas Intrusivas, Rochas Extrusivas e Rochas Superficiais

 

Embora essa opção mencione termos geológicos válidos, ela não representa a classificação genética tradicional das rochas. As rochas intrusivas e extrusivas são subcategorias das rochas magmáticas, não grupos separados, e "rochas superficiais" não é uma categoria geológica bem definida.

 

QUESTÃO 4 - Originam-se a partir do resfriamento e solidificação do magma (material fundido) proveniente do interior da Terra. Podem ser classificadas em rochas intrusivas (formadas no interior da Terra, lentamente) e rochas extrusivas (formadas na superfície terrestre, rapidamente). Exemplos: granito (intrusivas) e basalto (extrusivas).

 

Estamos nos referindo a que tipo rochas?

 

A) Magmáticas.

B) Sedimentares.

C) Metamórficas.

D) Orgânicas.

E) Energéticas.

 

RESOLUÇÃO

 A) Magmáticas.

 

As rochas magmáticas originam-se a partir do resfriamento e solidificação do magma proveniente do interior da Terra, como mencionado no enunciado da questão. Além disso, a distinção entre rochas intrusivas (formadas no interior da Terra, lentamente) e rochas extrusivas (formadas na superfície terrestre, rapidamente) é um aspecto importante da classificação das rochas magmáticas. Exemplos como granito (intrusiva) e basalto (extrusiva) são comuns quando se fala em rochas magmáticas.

 B) Sedimentares

 

As rochas sedimentares não se formam a partir do resfriamento e solidificação do magma, como descrito na pergunta. Em vez disso, elas se originam da acumulação, compactação e cimentação de sedimentos, como areia, argila, cascalho e material orgânico. Exemplos de rochas sedimentares incluem arenito, xisto e calcário.

 C) Metamórficas

 

As rochas metamórficas não se formam diretamente do magma, mas são criadas a partir da transformação de outras rochas pré-existentes (como rochas magmáticas, sedimentares ou até mesmo outras metamórficas) sob altas pressões e temperaturas. Elas passam por metamorfismo, uma mudança física e química, para se tornarem rochas metamórficas. Exemplos incluem mármore e gnaisse.

 D) Orgânicas

 

Não existe uma categoria de rochas chamadas "rochas orgânicas". No entanto, algumas rochas sedimentares podem conter material orgânico, como o carvão, mas ainda são classificadas como rochas sedimentares devido à sua origem sedimentar e não ao material orgânico.

 E) Energéticas

 

"Rochas energéticas" não é uma categoria de classificação de rochas na geologia. O termo "energéticas" não está relacionado à formação ou composição das rochas, tornando essa opção incorreta.

 

QUESTÃO 5 - Resultam da transformação de rochas pré-existentes por meio de altas temperaturas e pressões, sem chegar ao estado de fusão. Geralmente exibem bandas ou foliação, devido à orientação preferencial de minerais. Exemplos: mármore (originado a partir do calcário) e xisto (originado a partir do folhelho).

 

Estamos nos referindo a que tipo rochas?

 

A) Magmáticas.

B) Sedimentares.

C) Metamórficas.

D) Orgânicas.

E) Energéticas.

 

RESOLUÇÃO

 

A) Magmáticas

 

As rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, originam-se do resfriamento e solidificação do magma. Não são formadas a partir da transformação de rochas pré-existentes sob altas temperaturas e pressões, como ocorre com as rochas metamórficas.

 

B) Sedimentares

 

As rochas sedimentares resultam da deposição, compactação e cimentação de sedimentos, como areia, argila, cascalho e material orgânico, não da transformação de rochas pré-existentes sob altas temperaturas e pressões.

 

C) Metamórficas.

 

As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas pré-existentes por meio de altas temperaturas e pressões, sem chegar ao estado de fusão. Essas condições de pressão e temperatura alteram a estrutura mineral e a textura das rochas, frequentemente criando bandas ou foliação devido à orientação preferencial dos minerais. Os exemplos dados, mármore (originado a partir do calcário) e xisto (originado a partir do folhelho), são típicos de rochas metamórficas.

 

D) Orgânicas

 

Não existe uma categoria de rochas chamadas "rochas orgânicas". No entanto, algumas rochas sedimentares podem conter material orgânico, como o carvão, mas ainda são classificadas como rochas sedimentares devido à sua origem sedimentar e não ao material orgânico.

 

E) Energéticas

 

"Rochas energéticas" não é uma categoria de classificação de rochas na geologia. O termo "energéticas" não está relacionado à formação ou composição das rochas, tornando essa opção incorreta.

 

QUESTÃO 06 - Formadas pela deposição, compactação e cimentação de sedimentos provenientes da erosão de rochas preexistentes. Podem conter fragmentos de outras rochas, fósseis e minerais. São importantes para o estudo da história geológica e ambiental da Terra. Exemplos: arenito, calcário, folhelho.

 

Estamos nos referindo a que tipo rochas?

 

A) Magmáticas.

B) Sedimentares.

C) Metamórficas.

D) Orgânicas.

E) Energéticas.

 

RESOLUÇAO

 

A) Magmáticas

 

As rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, não se formam pela deposição, compactação e cimentação de sedimentos. Elas se originam do resfriamento e solidificação do magma, que é um material fundido proveniente do interior da Terra. Exemplos de rochas magmáticas incluem granito e basalto.

 

B) Sedimentares.

 

As rochas sedimentares são formadas pela deposição, compactação e cimentação de sedimentos provenientes da erosão de rochas pré-existentes. Elas podem conter fragmentos de outras rochas, fósseis e minerais. São fundamentais para o estudo da história geológica e ambiental da Terra, como mencionado na descrição. Exemplos comuns de rochas sedimentares incluem arenito, calcário e folhelho.

 

C) Metamórficas

 

As rochas metamórficas não se formam pela deposição de sedimentos ou pela erosão de rochas preexistentes. Elas se originam da transformação de rochas pré-existentes sob altas temperaturas e pressões, sem chegar ao estado de fusão. Exemplos incluem mármore (originado a partir do calcário) e xisto (originado a partir do folhelho).

 

D) Orgânicas

 

Não existe uma categoria de rochas chamadas "rochas orgânicas". Algumas rochas sedimentares podem conter material orgânico, como o carvão, mas ainda são classificadas como rochas sedimentares devido à sua origem sedimentar e não ao material orgânico.

 

E) Energéticas

 

"Rochas energéticas" não é uma categoria de classificação de rochas na geologia. O termo "energéticas" não está relacionado à formação ou composição das rochas, tornando essa opção incorreta.

 

 

QUESTÃO 07 - Os minerais são substâncias sólidas - não são líquidos nem gases. Quando dizemos que um mineral é cristalino, queremos nos referir ao fato de que as minúsculas partículas de matéria, ou átomos, que o compõem estão dispostas em um arranjo tridimensional ordenado e repetitivo.

 

Seguindo a definição de mineral apresentada, qual dos itens abaixo não se qualifica como mineral?

 

A) Um cristal de quartzo encontrado em uma formação rochosa.

B) Um punhado de areia composto principalmente de grãos de quartzo.

C) Um pedaço de metal precioso extraído de uma mina.

D) Uma gota de petróleo bruto encontrado em uma reserva subterrânea.

E) Um diamante lapidado em forma de joia.

 

 

RESOLUÇÃO

 

A) Um cristal de quartzo encontrado em uma formação rochosa

 

Um cristal de quartzo encontrado em uma formação rochosa é considerado um mineral porque é sólido, possui uma estrutura cristalina ordenada e é composto principalmente por sílica (SiO2).

 

B) Um punhado de areia composto principalmente de grãos de quartzo

 

A areia composta principalmente de grãos de quartzo é considerada um mineral porque os grãos individuais de quartzo são sólidos e possuem uma estrutura cristalina.

 

C) Um pedaço de metal precioso extraído de uma mina

 

Os metais preciosos, como ouro e prata, são considerados minerais porque, quando extraídos de minas, eles geralmente ocorrem na forma de minerais metálicos sólidos com uma estrutura cristalina.

 

D) Uma gota de petróleo bruto encontrado em uma reserva subterrânea.

 

O petróleo bruto não é considerado um mineral, pois não é sólido e não possui um arranjo tridimensional ordenado e repetitivo de átomos. O petróleo é uma substância líquida composta por hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos

 

E) Um diamante lapidado em forma de joia

 

Um diamante lapidado em uma joia ainda é um mineral, pois é um sólido cristalino com uma estrutura ordenada, composto quase inteiramente de carbono.

 

  

QUESTÃO 8 - Os silicatos são um grupo significativo e crucial de minerais encontrados em grande quantidade na crosta terrestre. Eles representam a família mineralógica mais abundante e diversificada, constituindo aproximadamente 90% da crosta terrestre. A característica distintiva dos silicatos que são formados pela combinação de oxigênio (O) e silício (Si) com cátions de outros elementos.

 

Quais minerais abaixo podem ser considerados um silicato?

 

A) Calcita (CaCO3)

B) Hematita (Fe2O3)

C) Quartzo (SiO2)

D) Gesso (CaSO4•2H2O)

E) Argentita (Ag2S)

 

RESOLUÇÃO

 

A) Calcita (CaCO3)

 

A calcita é um mineral classificado como um carbonato, não um silicato. Sua composição química inclui carbono, oxigênio e cálcio, mas não contém silício.

 

B) Hematita (Fe2O3)

 

A hematita é um mineral classificado como um óxido, não um silicato. Sua composição química é baseada em ferro (Fe) e oxigênio (O), sem a presença de silício.

 

C) Quartzo (SiO2)

 

O quartzo é um exemplo clássico de um silicato, uma vez que sua estrutura é baseada na combinação de átomos de silício (Si) e oxigênio (O) com ligações covalentes, formando uma estrutura cristalina de SiO2.

 

D) Gesso (CaSO4•2H2O)

 

O gesso é um mineral classificado como um sulfato, não um silicato. Sua composição química inclui cálcio (Ca), enxofre (S), oxigênio (O) e hidrogênio (H), mas não contém silício.

 

E) Argentita (Ag2S)

 

A argentita é um mineral classificado como um sulfeto, não um silicato. Sua composição química é baseada em prata (Ag) e enxofre (S), sem a presença de silício.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre