26 de jan. de 2016

Por que o nome de vários países termina em "istão"?


Cazaquistão, Paquistão, Quirquistão, Turcomenistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Afeganistão; por que será que todos esses países são terminados em “ISTÃO”? O que eles têm em comum?
O sufixo "istão" é de origem persa que significa 'lugar de', podemos então dizer que a palavra indica "território" e um povo ou etnia. Assim, os nomes dessas nações são compostos pelos nomes dos povos pré-iranianos que viviam nos locais, seguidos do sufixo.
De acordo com esse princípio, Cazaquistão, por exemplo, significa "território dos cazaques"; Quirguistão, "território dos quirguizes"; Afeganistão, "território dos afegãos" e assim por diante.

A única exceção da regra é o Paquistão, que tem o nome derivado de um topônimo criado em 1933 por Chaudhary Rahmat Ali para designar as regiões muçulmanas a noroeste da Índia, a partir das iniciais de Pandjab (Panjabe), Afghan (para os povos afegãos da área) e Kashmir (Caxemira), com o sufixo “-stan”  formando PAKSTAN. Os paquistaneses relacionam o topônimo com o vocábulo pak ("puro", em persa e urdu), que daria ao nome do país o sentido de "Terra dos Puros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre