13 de fev. de 2016

Efeitos do El Niño na América do Sul e nas Regiões do Brasil.




IMPACTOS DO EL NIÑO NOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas: Nesta região as chuvas são reduzidas, com exceção da costa da Colômbia, que recebe chuvas intensas durante o verão¹.
Equador, Peru, Bolívia e Chile: Na costa ocidental da América do Sul, as chuvas concentram-se nos meses de verão, principalmente na costa do Equador e do norte do Peru. Já nas regiões central e sul do Chile, os maiores índices pluviométricos ocorrem nos meses de inverno². Por outro lado, nas regiões andinas do Equador, Peru e Bolívia, observa-se uma redução das precipitações.
Argentina, Paraguai e Uruguai: Nessa região, durante uma manifestação do El Niño, as precipitações ficam acima da média climatológica, principalmente na primavera³.
No Brasil...
Norte: O El Niño provoca reduções de chuva, de moderada a forte, nos setores norte e lesta da Amazônia. Uma das consequências desse efeito é o aumento dos incêndios florestais.
Nordeste: Em anos de El Niño são esperadas secas de diversas intensidades durante a estação chuvosa4 na faixa centro-norte da região; porém, algumas áreas, como o sul e o oeste, não são afetadas significativamente.
Sudeste: O padrão de chuvas da Região Sudeste não sofre alteração durante um evento El Niño. Contudo, é observado um aumento moderado das temperaturas durante o inverno.
Centro-Oeste: As precipitações dessa região não apresentam efeitos evidentes; contudo, existe uma tendência de que essas chuvas superem a média histórica, com temperaturas mais altas no sul e no Mato Grosso.
Sul: As precipitações são abundantes, principalmente na primavera e de maio a julho. É observado também um aumento da temperatura do ar.

1Verão: de dezembro a março
2 Inverno: de junho a setembro
3Primavera: de setembro a dezembro
4 Estação Chuvosa no Nordeste: de fevereiro a maio

Fonte: MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M.; Climatologia: Noções Básicas e Climas do Brasil. São Paulo. Oficinas de Textos, 2007.


VEJA TAMBÉM: O que é El Niño?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre