28 de fev. de 2016

O que são Cartel, Truste e Holding?



Cartel é um grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para a sua atuação coordenada, com vistas a interesses comuns. O tipo mais frequente de cartel é o de empresas que produzem artigos semelhantes, de forma a constituir um monopólio. Os objetivos mais comuns dos cartéis são:
• Controle do nível de produção e das condições de venda;
• Fixação e controle de preços;
• Controles das fontes de matéria-prima;
• Fixação de margens de lucros e divisão de territórios de operação.
As empresas que formam um cartel mantêm sua independência e individualidade, mas devem respeitar as regras aceitas pelo grupo, como a divisão do mercado e a manutenção dos preços combinados.

Truste é consti­tuído por conjuntos de empre­sas que eliminam as suas inde­pendências legais e econômi­cas para constituir uma única organização. A forma que pre­valece é a de combinações financeiras, que permitem concentrar, nas mãos de uma pessoa ou de um grupo, as ações de outras empresas, em número suficiente para con­trolar as decisões nas assembleias de acionistas.

Holding é a forma jurídica de disfarçar um cartel ou um truste. Uma holding não pro­duz nada, sua meta é controlar um conjunto de empresas. É definida como uma empresa que mantém o controle sobre outras, por possuir a maioria de suas ações. É considerado o estágio mais avançado de con­centração capitalista. Em geral, as transnacionais controlam suas empresas subsidiárias de diferentes países através de uma holding instalada no de origem ou, muitas vezes, num paraíso fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre