12 de jun. de 2016

RESUMO - O Problema da Escala (Iná Elias de Castro)

CASTRO, Iná Elias. O Problema da Escala. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5ª edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003.

CAPÍTULO IV - O PROBLEMA DA ESCALA
Capítulo de autoria da geógrafa Iná Elias de Castro que propõe analisar e discutir a respeito do conceito de escala por um viés que ultrapasse os limites da analogia entre escala cartográfica e geográfica e que vise à possibilidade de novos níveis de abstração e objetivação.
INTRODUÇÃO
A abordagem escalar pode assumir dois conceitos básicos na geografia: a cartográfica e a geográfica. A cartográfica é uma relação matemática numérica entre a realidade concreta e a realidade representada cartograficamente (mapas, globos, plantas). Na escala cartográfica, a escolha de um grau de detalhamento implica a inclusão ou exclusão de fatos mais ou menos visíveis, em um processo seletivo que considere graus de importância para o processo de representação.
A escala geográfica é utilizada em relação a elementos componentes do espaço geográfico, isto é, procura solucionar os problemas referentes à distribuição dos fenômenos. Nessa escala, o que determina a seleção dos fatos é sua ordem de importância no contexto do tema que está sendo trabalhado, nos diversos níveis de análise, em diversas unidades de grandeza.
O problema da escala geográfica
A abordagem dos fenômenos espaciais na escala, onde ressalta que quando se observa estes fenômenos por uma visão analógica entre as escalas geográfica e cartográfica, a definição tende a ser apresentar problemas, pois a escala cartográfica parte de um raciocínio matemático e a geográfica não apresenta um conceito satisfatório para a sua complexidade.
A escala como problema epistemológico
A escala é tratada como um problema metodológico essencial para a compreensão do sentido e da visibilidade dos fenômenos numa perspectiva espacial, nisso é cada vez mais evidente que a escala não é apenas um problema dimensional, mas também, fenomenal.
A escala como estratégia de apreensão da realidade como representação

Os fenômenos que dão sentido ao recorte espacial são objetivados através da definição do campo empírico da pesquisa. Muitas vezes os níveis de abstração para a representação da realidade não são contempladas através da representação gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre