30 de jul. de 2016

Povoados humanos na Antártica


A Antártida é o mais meridional dos continentes e com uma superfície de quatorze milhões km², sendo maior que a Europa. Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras, exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e há indícios que seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.
Como não há povos nativos da Antártica, a sua história é a da sua exploração. É muito provável que os povos de regiões próximas ao continente tenham sido os primeiros a explorá-lo: os povos Aush da Terra do Fogo, por exemplo, falam sobre o "país do gelo" e um chefe maori de nome Ui-Te-Rangiora teria atingido a região em 650 d.C. No entanto, esses povos não deixaram vestígios de sua presença.
A ocupação humana propriamente dita começa na primeira metade do século XIX, quando navios baleeiros chegavam à região das Ilhas Sandwich do Sul. Nesse período, James Weddell e James Clark Ross descobriram os mares que hoje levam seus nomes. Este último fez uma viagem de exploração na qual descobriu ainda a Ilha de Ross, os montes Érebo e Terror e a Terra de Vitória, retornando em 1843. Realizados em 1895 e 1889, o sexto e o sétimo Congresso Internacional de Geografia, respectivamente, obtêm relativo sucesso em seu chamado pela exploração do continente meridional, firmando-se uma colaboração mútua de Grã-Bretanha e Alemanha para a exploração científica da Antártica, resultando em diversas expedições ao continente com o apoio e a participação de diferentes nações.
Ele é considerado um continente inabitado (será mesmo?), porém várias nações reivindicavam territórios no continente, concordando em implantar bases para pesquisa científica.
Apesar das bases para pesquisa terem uma população não permanente, existe lugares no continente Antártico que possui assentamentos com populações fixas.

Vamos então caçar as terras habitadas da Antártida através da ferramenta Google Earth Pro.
Vamos agora para as Terras Austrais e Antárticas Francesas, é um conjunto de ilhas que representam parte do território de ultramarino da França, tendo como uma "cidade" mais populosa e capital a de Port aux Français com o número de 60 habitantes permanentes.

A base científica francesa, Port-aux-Français, está localizada em Grande Terre e lhe serve de capital, nela constando os principais serviços do arquipélago, tais como bares, hospital, biblioteca e a capela de Notre-dame des Vents.
Apesar de ser parte da região Antártica, Port aux Français está a 2.217 km de distância da parte continental.


Um pouco mais próximo temos as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que fazem parte do território britânico, porém existe uma reinvindicação da Argentina pela soberania do arquipélago.
Grytviken é o povoado mais populoso da região cerca de 20 habitantes permanentes.






Bem... Não achei mais nada. Se você souber de algo, por favor! DIGAM-ME!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre