4 de jun. de 2017

Material de Origem do Solo

MATERIAL DE ORIGEM
Eles são os precursores geológicos ou orgânicos do solo.
Os processos geológicos trouxeram para a superfície da Terra numerosos matérias de origem a partir dos quais os solos se formaram. A natureza desses materiais de origem influenciou profundamente as características do solo. Por exemplo, um solo pode herdar uma textura arenosa a partir de um material constituído de partículas grosseiras e rico em quartzo, como o arenito ou o granito. A textura do solo, por sua vez, ajuda a controlar a percolação da água através do seu perfil, afetando assim a translocação de suas partículas finas e dos nutrientes das plantas.
A composição química e mineralógica do material de origem influencia o intemperismo químico e a vegetação natural.  Por exemplo, a presença de calcário em um material de origem vai retardar o desenvolvimento da acidez que normalmente ocorre em climas úmidos.
A natureza do material de origem influência os tipos de argilas que se formam quando o solo se desenvolve. As argilas, por sua vez, influenciam na estrutura dos solos.
Os materiais de origem podem ser formados no local (in situ), como se fossem um manto residual intemperizado da rocha, ou pode ser transportados do local onde se formaram para serem depositados em outro lugar.
Os materiais de origem residuais desenvolvem-se pelo intemperismo da rocha subjacente. Em superfícies estáveis, eles podem ter sofrido um longo e, possivelmente, intenso intemperismo. Onde o clima é quente e muito úmido, os materiais de origem residuais mais representativos estão completamente lixiviados e oxidados; por isso, apresentam vários compostos de ferro oxidado e têm cores vermelhas e amareladas. Em climas frios, principalmente quando também são secos, a composição química e a cor do material de origem residual tendem a ser mais semelhantes ás da rocha da qual ele se formou.
Além do material residual, existem os coluviais, compostos de fragmentos de rocha heterogêneos que foram destacados das partes mais elevadas do relevo e carregados por gravidade ou por processo de erosão pelas encostas abaixo.

E também têm os aluviais,  que são carregados das partes mais altas para planícies. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre