3 de jun. de 2017

Classificação das Argilas

O QUE SÃO ARGILAS
As argilas podem ser encontradas em quase em estado puro, em jazidas minerais, ou obtidas por separação e purificação dos solos, onde estão presentes em proporções diversas: 5% a 15% nos solos arenosos e 30% a 60% nos argilosos. Por causa de sua grande atividade físico-química, possuem inúmeros usos, inclusive medicinais. Dada a sua plasticidade, quando úmidas ou de extrema dureza, ao serem aquecidas a mais de 500°C, elas são usadas para produzir de cremes dentais a tijolos, e até semicondutores para computadores.

Em Pedologia, o termo “argila” refere-se as partículas minerais com menos de 0,002 mm de diâmetro, presentes no solum, e inclui uma série específica de minerais secundários formados pelo intemperismo de minerais primários ou outros minerais secundários.

CLASSIFICAÇÃO DAS ARGILAS
As argilas podem ser classificadas de acordo com os elementos que as compõem e também de acordo com a forma como esses elementos estão organizados em seus cristais.
Conforme o tipo e o arranjo de seus elementos, podemos ter:
(a)Argilas em que os oxigênios estão ligados ao silício e ao alumínio – As silicatadas;
(b)Argilas em que os oxigênios estão ligados somente ao ferro e/ou alumínio – As oxídicas.

ARGILAS SILICATADAS
Os cristais de argilas silicatadas são constituídos de íons de: oxigênio (O^(2-)), hidroxilas (OH〗^-), silício (Si〗^(4+)) e alumínio (Al〗^(3+)); eles estão arranjados em estruturas que, desde a descoberta da difração de raiox-X pelos cristais, têm sido muito estudados.
Esses íons são estruturados em arranjos em pequenas “lâminas” , composta basicamente por tetraedros de Si ou octaedros de Al, ligados pelo compartilhamento de oxigênio dos vértices de tetraedros ou octaedros.
(a)Uma lâmina de tetraedros ligada a outra de octaedros (ou 1:1); e
(b)Duas lâminas de teatraedros ligadas (ou ensanduichadas) a uma de octaedros (ou 2:1)
 
Argilas 1:1 (caulinita)
Caulinita é a que tem a combinação mais simples: consiste em uma lâmina tetraédrica de silício-oxigênio (-O-Si-O-) ligada a uma octaédrica de alumínio-hidroxilas, formando camadas que se alternam. Por isso, ela é denominada argila 1:1, ou seja, um plano de tetraedros para um plano de octaedros. A distância entre as camadas 1:1 é de 7,2 angstrons ou 0,72 nm, e é fixa, uma vez que as lâminas estão interligadas por “ligação de hidrogênio”.
A caulinita é utilizada na produção de objetos de cerâmica e porcelana, cremes dentais, medicamentos, cosméticos, como aditivo alimentar e também como material leve e de difusão de lâmpadas de luz branca incandescente. Também é utilizada em tintas para diluir o dióxido de titânio e modificar os níveis de brilho. No entanto, seu uso mais frequente está na produção de papel, interferindo, inclusive, na qualidade do brilho de alguns tipos desse material. 

Argilas 2:1 (montmorillonita e vermiculita)
A montmorillonita é uma argila expansiva, isto é, entre as lâminas individuais, há espaços para entrada e saída de moléculas de água, a qual pode contar íons  e radicais orgânicos. Uma vez que este fenômeno de adsorção de íons é muito importante.  Ela é uma das argilas mais ativas no solo. Ela se expande muito quando umedecida e se contrai quando seca. Essa alta capacidade de contração e expansão pode resultar em algumas consequências para agricultura e construção civil. Quando num solo contendo muita montmorillonita seca, as moléculas de água saem dos espaços entre as lâminas, ele se contrai e sua consistência torna-se extremamente dura, com rachaduras que dificultam o trabalho de máquinas agrícolas. Quando úmido, esse solo se expande muito e é extremamente pegajoso.
Ex: O vertissolos

ARGILAS OXÍDICAS
Os principais constituintes das argilas oxídicas são os elementos são os elementos metálicos ferro e alumínio. Elas são muito comuns em regiões tropicais úmidas, onde o intemperismo é muito intenso, o que faz com que seja removida a maior parte da sílica de minerais primários mais facilmente intemperizáveis.

2 comentários:

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre