2 de jun. de 2017

O Magnésio (Mg) no Solo


No passado deu-se pouca importância ao Mg como componente da fertilidade do solo. Houve época em que se chegou a conceitar não haver necessidade de emprego de fertilizantes magnesianos por que os solos já teriam um teor satisfatório do elemento em foco, isto é, 2,68%, em média, na crosta terrestre, mais que K, este 2,45%.

FUNÇÕES DO MAGNÉSIO NAS PLANTAS
O magnésio não exerce uma grande influência sobre as condições físicas, química e biológicas do solo. Entretanto, ele é um nutriente essencial para as plantas. (MILLAR, 1955, p. 204)
O magnésio é absorvido pelas plantas como cátion 〖Mg〗^(++).Uma vez dentro da planta, ele exerce várias funções. O magnésio é o átomo central da molécula da clorofila (C55H72O5N4Mg) e, assim, ele está envolvido ativamente na fotossíntese. O magnésio e o nitrogênio são os únicos nutrientes do solo que são constituintes da clorofila. As sementes também têm teores relativamente altos de magnésio, apesar de culturas produtoras de grãos, tal como o milho,  possuírem baixos níveis desse nutriente nas sementes.
O magnésio também ajuda no metabolismo do fosfato, na respiração da planta e da ativação de vários sistemas enzimáticos.

SINTOMAS E CAUSAS DA DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO
Os sintomas de deficiência de magnésio geralmente aparecem primeiros nas folhas mais velhas, porque o magnésio é translocado dentro da planta. A deficiência aparece como uma cor amarelada, bronzeada ou avermelhada, enquanto as nervuras das folhas permanecem verdes.
• Solo e clima
As carências de Mg ocorrem mais comumente em terrenos arenosos, ácidos, submetidos a precipitações pluviométricas moderadas ou altas. Em tais condições o teor de Mg trocável no solo é baixo.
Em ambientes mais frios há maior dificuldade para as plantas absorverem o magnésio.
Nos solos alcalinos, onde o teor de Na trocável é elevado, muitas vezes ocorre deficiência de Mg nas plantas.
• Adições de sais
Quanto maiores forem as quantidades de sais introduzidas no solo, como adubos ou corretivos, mais magnésio é deslocado das camadas superficiais deste para as mais profundas, o que acarretará ou agravará, com o tempo, a deficiência deste nutriente.
• Cálcio e Potássio
O excesso de Ca e K prejudicam na absorção do Mg, afetando, muitas vezes a produção.
• Concentração de íons 〖NH〗^(4+), H^+e 〖Na〗^+
Verificou-se que o aumento da concentração hidrogeniônica do solo,  particularmente dos arenosos sujeitos a lavagens, induz ou agrava a deficiência de Mg nas plantas. Também se constatou que em solos com os mesmos teores de Mg disponível as carências de Mg nas plantas ocorriam mais severamente naqueles que apresentavam pH mais baixos.
• Umidade do solo
A falta de umidade adequada do solo afeta a disponibilidade do Mg ás plantas, como também de outros nutrientes.

FONTES DE MAGNÉSIO
A fonte mais comum de magnésio é o calcário dolomítico. Outras fontes incluem o calcário magnesiano, o sulfato de magnésio, o óxido de magnésio, as escórias básicas, o sulfato de potássio e o magnésio e os termosfosfatos.

REFERÊNCIAS
MELLO, Francisco de A. F. de et al. Fertilidade do Solo. 3. ed. São Paulo: Nobel, 1983. 399 p.
INSTITUTO DA POTASSA & FOSFATO (EUA). Manual Internacional de Fertilidade do Solo. 2. ed. Piracicaba: Patafos, 1995. Tradução de Alfredo Scheid Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre