19 de abr. de 2020

10 maiores ilhas fluviais e fluviomarinhas do mundo

Localização das Ilhas Fluviais e Fluviomarinhas


Uma ilha fluvial é qualquer trecho de terra exposta cercada por córregos e rios. Já as ilhas fluviomarinhas são aquelas que semi-costeiras, cercadas por rios e pelo mar, geralmente, em deltas.
Essas ilhas resultam de mudanças no curso de um rio, como interações com um tributário ou ações fluviais opostas de deposição e/ou erosão, como a formação de meandros.

10º Boven Digoel (2171 km²)

Localizada na região de Papua na Indonésia, é formada pelos rios Digul e Kawaga
Por ser uma área remota, pantanosa, cercada por povo canibais e animais selvagens, a ilha foi utilizada como prisão para inimigos políticos do governo colonial das índias Orientais holandesas entre 1926 e 1927.

9º Ilha de Uarini (2339 km²)

Localizada no meio da Floresta Amazônica, entre os rios Uarini e Amazonas.
Ela abrange área do município de Uarani e é inserida na Reserva Extrativista Baixo Juruá e abriga várias comunidades tradicionais, com fortes elementos dos povos indigénas locais.

8º Ilha Margarita (2832 km²)

Também conheida como Ilha Mompós, localizada no departamento de Bolivar, no interior da Colômbia.
Nos seus territórios estão os municípios de Santa Cruz de Mompox , Cicuco , Hatillo de Loba, Margarita , San Fernando e Talaigua Nuevo. A ilha limita ao norte com o município de Magangué , o maior centro financeiro do centro e sul de Bolívar, a oeste com o departamento de Sucre e a leste com o de Magdalena.

7º Ilha Grande de Gurupá (4864 km²)

Localizada no arquipélago de Marajó, Estado do Pará, próximo à confluência dos rios Amazonas com o Xingu.
Antes de se chamar ilha Grande de Gurupá, era chamava “ilha de Tucujus” em virtude da tribo indígena que a habitava.
Gurupá é cortada por uma grande quantidade de rios e paranás, canais das águas do rio Amazonas que os leva a um verdadeiro “vaivém”, conforme a força das marés. Na ilha e suas adjacências, onde afloram os sedimentos recentes, o terreno apresenta-se alagado em quase sua totalidade no período entre os meses de dezembro a setembro.

6º Holanda/Utrecht (7361 km²)

Trata-se de uma das ilhas dos Países Baixos formada pelos rios Reno e Ijssel.
A ilha abrange áreas das províncias de Utrecht, Holanda do Norte e Gelderland, e é uma das ilhas fluviais mais populosas do mundo.

5º Ilha Zeraf (7929 km²)

Localizada na bifurcação formada pelos rios Nilo Branco e Zeraf no Sudão do Sul.
Trata-se de uma área com um vasto sistema de canais e lagunas que formam pântanos permanentes.

4º Delta do Nilo (8964 km²)

Localiza-se em uma área formada pelos os ramos Roseta e Damieta, limitada ao norte pelo Mar Mediterrâneo.
É uma região pantanosa que desde a Antiguidade sempre foi rica em flora e fauna. Por quase 5.000 anos, o delta tem sido uma área de agricultura intensiva.

3º Ilha Tupinambarana (11850 km²)

Localizada na região amazônica, é formada pelos rios Amazonas, Madeira, Sucundurí e Abacaxis.
Ela é acessível apenas por via aérea ou por via navegável. A localidade mais importante é Parintins, famosa por sua festa folclórica de Bumba-meu-boi.

2º Ilha do Bananal (19162 km²)

Formada pela bifurcação do rio Araguaia, no sudoeste do Tocantins.
É a maior ilha sem litoral oceânico. É uma reserva natural e cultural. O terço norte da ilha, designado como parque nacional, é um destino popular para o ecoturismo.

1º Ilha do Marajó (40100 km²)

É uma grande ilha localizada no arquipélago de Marajó, está separada do continente pelo delta do Amazonas, pelo complexo estuário do rio Pará e pela baía do Marajó.
A ilha é conhecida por sua grande população de búfalos aquáticos, bem como pela pororoca exibido periodicamente pelas marés altas, superando as interações hidrodinâmicas complexas usuais nas áreas circundantes do delta da Amazônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre