3 de abr. de 2020

Brucita




Brucita é a forma mineral do hidróxido de magnésio, com a fórmula química de Mg(OH)2. É um produto de alteração comum da periclasse no mármore; um mineral de veia hidrotérmica de baixa temperatura em calcários metamorfoseados e xistos de clorita; e formado durante a serpentinização dos dunitos.
Ela foi descrita pela primeira vez em 1824, recebendo o nome do descobridor, mineralogista americano. Archibald Bruce. Uma variedade fibrosa de brucita é chamada de nemalita.
Um local notável nos EUA é a mina de cromo de Wood, Cedar Hill Quarry, Lancaster County, Pensilvânia . Brucita amarela, branca e azul com um hábito botryoidal foi descoberta no distrito de Qila Saifullah, na província de Baluchistan, Paquistão. E então, em uma descoberta mais tarde brucita também ocorreu no Bela Ofiolito de Wadh, Khuzdar District, província de Baluchistan, no Paquistão. Brucite também ocorreu na África do Sul, Itália, Rússia, Canadá e outras localidades, mas as descobertas mais notáveis são os exemplos dos EUA, da Rússia e do Paquistão.
A brucita sintética é consumida principalmente como precursora da magnésia (MgO), um isolador refratário útil. Ele é útil como retardador de chamas porque se decompõe termicamente para liberar água de maneira semelhante ao hidróxido de alumínio e misturas de caça e hidromagnesita. Também constitui uma fonte significativa de magnésio para a indústria.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
COR
Branco, verde pálido, azul, cinza; amarelo-mel a vermelho acastanhado
CLIVAGEM
Perfeito em {0001}
FRATURA
Irregular
DUREZA
2,5 – 3
BRILHO
Vitreo, perolado
TRAÇO OU RISCA
Branco
TRANSPARÊNCIA
Transparência
CLASSE OPTICA
Uniaxial
DENSIDADE RELATIVA
2,39 a 2,40 g/cm3
ASSOCIAÇÕES
Albita, Ortoclásio, Pirita, Quartzo, Mica, Dolomita, Analcima.

REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre