17 de set. de 2022

Quem herdará os votos de Capitão Wagner para Câmara Federal?

 Quem herdará os votos de Capitão Wagner para Câmara Federal? 

  

Capitão Wagner - Foto de Fabiane de Paula/SVM
Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/eleicoes/2022/noticia/2022/09/14/capitao-wagner-e-entrevistado-pela-tv-verdes-mares.ghtml

O Deputado Federal Capitão Wagner surgiu na política cearense em 2010, quando concorreu a Deputado Estadual pelo Partido da República (PR), adquirindo mais de 28 mil votos, uma quantidade expressiva, mas ainda insuficiente para a vaga, ficando na suplência de Fernanda Pessoa. Todavia, assumiu a vaga, após licença da Deputada.  

Em 2012, Capitão Wagner é eleito Vereador de Fortaleza com expressivos 43.655 votos, o mais votado da história da cidade até o momento. No entanto, não concluiu o mandato, se candidatando novamente em 2014 para o cargo de Deputado Estadual, agora obtendo 194.239 votos, sendo também o mais votado da história do Ceará. 

Em 2016, foi para o segundo turno das eleições para Prefeito de Fortaleza, mas perdendo para Roberto Cláudio (PDT).  

Capitão Wagner mais uma vez se destaca como candidato bem votado da história do Ceará, agora como Deputado Federal em 2018, quando atingiu a marca de 303.593 votos. Era esperado o seu retorno como candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2020, mas perdeu mais uma vez, em uma disputada extremamente acirrada com Sarto (PDT). 

Em 2022 ele está como candidato ao cargo de Governador do Estado do Ceará. A pergunta que faço é: quem serão os herdeiros dos mais de 300 mil votos de Capitão Wagner?  

Tenho minhas apostas. Classificando os eleitores em duas categorias: (1) os que votam por identificação com a pauta da segurança pública, a principal bandeira de Capitão Wagner; e, (2) o personalismo político. 

Na primeira, os votos devem ir para o candidato Moroni Torgan (CIDADANIA) que foi eleito como o mais votado em 2014 com essa mesma bandeira. Na segunda, os votos devem ser divididos entre Ronaldo Martins (REPUBLICANOS), André Fernandes (PL) e Mayra Pinheiro (PL), os três alinhados politicamente à figura do presidente Jair Bolsonaro, que tem uma base eleitoral muito semelhante à do Capitão Wagner no Ceará. 

  

Concorda ou Discorda? Comenta aí.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre