18 de jun. de 2015

PRODETUR/NE (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO NORDESTE)



O PRODETUR Nacional tem o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Turismo e consolidar a gestão turística de modo democrático e sustentável, alinhando os investimentos regionais, estaduais e municipais a um modelo de desenvolvimento turístico nacional, buscando, com isso, a geração de emprego e renda, em especial para a população local.
Agregado ao nacional, temos o PRODETUR/NE que é um programa de crédito para o setor público (Estados e Municípios) que foi concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística na Região Nordeste, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas.
A área de abrangência do PRODETUR/NE compreende os nove Estados Nordestinos, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo (Ver Anexo I), onde sua atuação ocorre por meio do financiamento de obras de infraestrutura (saneamento, transportes, urbanização e outros), projetos de proteção ambiental e do patrimônio histórico e cultural, projetos de capacitação profissional e fortalecimento institucional das administrações de estados e municípios.
Com a integração do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, que participa ao lado do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, seu órgão executor. O programa se apresenta como um projeto de planejamento estratégico tendo em vista o avanço da globalização e com as atuais facilidades de deslocamento que o mundo contemporâneo e o desenvolvimento capital nos apresentam.
Segundo Motta (1996, apud Paiva, 2010, p. 199) O planejamento estratégico é a resposta a um ambiente competitivo em constantes mudanças, o que requer que sejam continuamente revistas a formulação e avaliação dos objetivos, fundamentadas num fluxo de informações sistemáticas sobre as transações entre o ambiente e a organização.

No Ceará o objetivo básico do Programa é o desenvolvimento econômico do Estado, elevando o nível de emprego e renda da população a partir da organização da infraestrutura, possibilitando o fomento aos investimentos na indústria do turismo, na agroindústria e no setor de serviços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre