23 de jan. de 2016

Aspectos Históricos e Culturais de Serra Talhada - PE




O município de Serra Talhada está localizado entre as coordenadas 07°59'31’’ S e 38°17'54’’ O, na Mesorregião do Sertão Pernambucano, Microrregião do Pajeú, a uma altitude de 429 metros. Serra Talhada fica no sertão pernambucano, na região do Vale do Pajeú.
Serra Talhada era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. Recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada de forma perpendicular.
Em 18 de abril de 1838, por força da lei provincial nº 52, teve o distrito criado, todavia ainda pertencente ao município de Flores. Após alguns anos, pela lei provincial nº 280, de 6 de maio de 1851, foi estabelecido o município de Vila Bela, tendo sido instalado e recém-criado município a 9 de setembro de 1851.
Por efeito do decreto-lei estadual nº 235, de 9 dezembro de 1938, o município de Vila Bela passou a denominar-se Serra Talhada.
A história da cidade é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras. A cidade é rica também pelos seus artistas e intelectuais destacando-se como referência no cenário cultural do estado. Berço de figuras polêmicas, como Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), a cidade começa a se destacar também no cenário turístico, explorando aí, além de sua beleza plástica, a figura do Rei do Cangaço, principalmente na dança criada pelo seu bando: o xaxado.
A imagem de Lampião é tão forte na cidade que foi criado um museu em sua homenagem, que tem como objetivo mostrar o cangaço em uma perspectiva diferente da que é hegemonizada nacionalmente, os colocando como possíveis heróis que lutaram contra os políticos e coronéis da época em benefício dos mais pobres e aflitos.
Durante a nossa visita ao Museu do Cangaço, tive a oportunidade de conhecer um pouco da história de Lampião e a relação do cangaço com a construção histórica e cultural de Serra Talhada através da exposição realizada pelo guia e pelo documentário exibido.

O momento mais marcante da visita ao museu foi quando jovens do Grupo Cabras de Lampião nos apresentou o Xaxado, uma dança típica de Serra Talhada, utilizada pelos cangaceiros para celebrar suas vitórias e que hoje se tornou um símbolo cultural do Nordeste brasileiro. Eles entraram de forma singela com uma linda canção de Amelinda “Mulher Nova Bonita e Carinhosa”, seguindo com a dança que faz um jogo com os pés e adereços do cangaço.


REFERÊNCIA

FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO (Serra Talhada). Serra Talhada:Origem. Disponível em: <http://cabrasdelampiao.com.br/?p=367>. Acesso em: 17 jan. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre