16 de jun. de 2021

A origem e localização geográfica do povo Hebreu.

 

 

Os hebreus eram um povo semi-nômade, pastores organizados em pequenos clãs ou tribos que, há milhares de anos, disputavam poços de água e terras de pastagem com outros povos do Oriente Médio. O hebraico falado por eles era uma língua semita, com origem na Mesopotâmia.

A localização geográfica do povo hebreu, conforme o relato do Pentateuco ou da Torá (os cinco primeiros livros da bíblia), é na Antiga Palestina, uma encruzilhada cultural do mundo antigo. Por terra, conectava a Ásia e a África, e dois grandes impérios, ambos ansiosos por se expandir. A leste ficava a Assíria e a Babilônia e a oeste o Egito. Os portos marítimos da Palestina abriam-se para as duas vias navegáveis mais importantes da época: o Mediterrâneo e o mar Vermelho. Os hebreus se estabeleceram em Canaã, que ficava entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo. Conforme a Bíblia, Canaã era à terra que Deus havia prometido a Abraão, patriarca do povo hebreu.

Abraão era um pastor que morava na cidade de Ur, na Mesopotâmia. O livro de Gênesis conta que Deus ordenou que ele movesse seu povo para Canaã por volta de 1800 a.C., estabelecendo um estilo de vida baseado no pasto de animais. Então, por uma seca por volta de 1750 a 1650 a.C., os descendentes de Abraão se mudaram para o Egito, onde foram escravizados até que Moisés surgiu os liderando de volta para Canaã, o que chamamos de Êxodo Hebreu.

Algumas interpretações de evidências arqueológicas recentes contradizem os detalhes do relato bíblico. É geralmente aceito, no entanto, que entre 1200 a.C. e 1000 a.C., os hebreus se organizaram em tribos e estabeleceram um reino unido conhecido como Israel.

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre