7 de mar. de 2021

Minerais de Ferro (Fe) no Solo.

 

Minerais de Ferro (Fe) no Solo.

Uma das características morfológicas mais marcantes do solo é a cor. A partir da coloração, é possível saber quais minerais secundários são mais abundantes no solo. Entre os minerais secundários, os óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio são os mais comuns.

Os cinco principais oxi-hidróxidos de ferro são responsáveis pelas cores amarelas e avermelhadas comuns nos solos: goethita, hematita, ferridrita, lepidocrocita e maghemita.

Goethita [-FeO(OH)] é comum em solo de todos os climas e em praticamente todos os materiais originais. A goethita tem uma cor marrom amarelada quando finamente cristalina, mas pode parecer mais vermelha quando os cristais são maiores. Ele se forma após a hidrólise lenta de Fe+++ íons.

Hematita [-Fe2O3] é abundante em solos vermelhos dos trópicos e subtrópicos; está ausente em solos jovens de clima temperado úmido. A hematita forma um pigmento vermelho forte, especialmente quando finamente dividido na matriz. Quando os cristais são grandes, parece mais escuro: o minério de hematita tem uma aparência preta. A hematita é frequentemente encontrada em associação com a goethita. Sua formação é favorecida por pH levemente alcalino, como pode ser encontrado em solos calcários e saprólitos.

Ferrihidrita [Fe2O3.nH2O] é um hidróxido de ferro mal ordenado encontrado em precipitados recentes. É encontrado em valas de drenagem e outros locais onde uma alta concentração de ferro ferroso dissolvido é exposta ao ar. Está frequentemente associada a moléculas orgânicas, que inibem a cristalização. Consequentemente, a ferrihidrita ocorre em turfeiras de várzea, frigideiras de ferro, andossóis alofânicos e horizontes de podzol Bs. Com o tempo, pode recristalizar em um dos outros compostos. 

Lepidocrocita [-FeO(OH)] se forma a partir de hidróxidos Fe2+ precipitados. Como resultados, é restrito a solos hidromórficos, como gleis. Não se forma, entretanto, em solos calcários, onde é substituído por goethita. Lepidocrocita tem uma cor marrom amarelada. 

Maghemita [-Fe2O3] é encontrado em solos altamente intemperizados dos trópicos e subtrópicos. Ocorre preferencialmente em rochas ígneas máficas e geralmente está associada à hematita. Sua cor é marrom avermelhada e sua forma é semelhante à da hematita.

 

Os compostos de ferro encontrados nos solos nem sempre estão em equilíbrio com o ambiente atual. Eles podem ter se originado em um ambiente diferente e podem ser muito persistentes. Um exemplo de hematita persistente é a ocorrência de paleossolos vermelhos em climas temperados úmidos. Embora a hematita possa ter mudado para goethita na parte superior, como testemunhado por cores mais amareladas, os horizontes mais profundos ainda podem ter hematita. Em paleossolos, hematita e goethita podem persistir lado a lado por milhões de anos.

Solos em um clima sazonal com saturação periódica de água podem ter hematita e goethita, cada uma em equilíbrio com as condições prevalecentes durante parte do ano em parte do solo.

 

FONTE: BREEMEN & BUURMAN (2003) - SOIL FORMATION

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre