13 de out. de 2020

Quais as diferenças entre Tempo e Clima?

 

A atmosfera é uma massa em contínuo movimento e essa movimentação induz variações nas condições meteorológicas de um determinado local e/ou região. O estado da atmosfera é descrito por variáveis que caracterizam a sua condição energética. Essa descrição pode ser feita de forma instantânea, explicando a condição atual, ou em termos estatísticos, a condição média. Nisso, se faz necessário determinar o que é Tempo e o que é Clima.

Por Tempo entende-se um conjunto de valores que num dado momento e num certo lugar, caracteriza o estado atmosférico. Assim, o tempo é uma combinação curta e momentânea dos elementos que formam o clima, ou seja, é um estado particular, efêmero e uma descrição instantânea da atmosfera

Clima é a generalização ou a integração das condições do tempo, ou seja, pode ser considerado um estado médio, o somatório ou o conjunto habitual dos elementos atmosféricos durante um período relativamente longo (geralmente 30 anos), sobre um ponto da superfície terrestre.

O Tempo e o Clima são caracterizados por elementos climáticos, tais como: temperatura, umidade, pressão atmosférica, dentre outros.

A média necessária à descrição do clima se refere a uma média aritmética de cada elemento, com uma sequência cronológica de trinta ou mais anos das condições de tempo. Com a descrição do clima, pode-se prognosticar as condições predominantes do tempo, ou seja, as mais prováveis de ocorrerem e, consequentemente, quais atividades relacionadas à agricultura, pecuária, turismo e outras têm maior possibilidade de êxito.

O clima de um lugar é definido por uma série de elementos, como a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica, radiação solar, precipitação e os ventos. Esses elementos são resultados da interação de uma série de fatores, como latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, relevo, correntes marítimas, massas de ar e vegetação. Portanto, pode-se dizer que os elementos são variáveis enquanto os fatores são constantes.

 

FONTES:

Torres e Machado. Introdução à Climatologia. (2008)

Almeida. Climatologia Aplicada à Geografia. (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre