26 de jun. de 2024

QUESTÕES - DERIVA CONTINENTAL, PLACAS TECTÔNICAS E CAMADAS DA TERRA

 

01. (UECE, 2024) Ao analisar o fundo dos oceanos, é possível ser detectada uma diversidade de formas em sua composição. Com o desenvolvimento tecnológico alcançado durante a década de 1960, foi possível realizar análises aprofundadas do relevo submarino e estabelecer uma classificação de acordo com as diferentes formas apresentadas.

Atente para o seguinte enunciado: Trata-se da porção que constitui as grandes cordilheiras submersas e acompanha, em certos casos, o contorno dos continentes. Essas cordilheiras submersas são encontradas geralmente nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, e apresentam altitudes que variam entre 2 e 4 quilômetros acima do fundo oceânico, podendo ainda emergir em diversos pontos sob a forma de ilhas e arquipélagos.

O enunciado acima descreve a região do relevo submarino chamado de

 

(A) plataforma continental.

(B) talude continental.

(C) dorsais oceânicas.

(D) fossas abissais.

(E) depressão sertaneja.

 

02. (UECE, 2023) O desenvolvimento de novas tecnologias permitiu a exploração de grandes áreas de prospecção de petróleo, com o uso do mapeamento do fundo dos oceanos, por meio de expedições submarinas. Tal mapeamento levou à descoberta de evidências que comprovaram a deriva continental e levaram ao desenvolvimento da “teoria da deriva continental” com a tectônica de placas. Um dos fatos marcados na formação e criação desta teoria foi a deriva dos continentes que ocorreu há mais de 180 milhões de anos (inicio do Jurássico) com a criação de dois supercontinentes, são eles:

 

(A) Pangeia e Laurásia.

(B) Gondwana e Pangeia.

(C) Laurásia e Gondwana.

(D) Gondwana e Eurásia.

(E) Rodínea e Pangeia.

 

03. A investigação de algumas partes da estrutura interna da Terra ainda é desafiadora em virtude de fatores como as elevadas pressões e temperaturas. Assinale a alternativa que representa a associação correta entre as estruturas internas do planeta Terra e os seus conceitos.

 

1. Crosta Terrestre.

2. Manto.

3. Núcleo Externo.

4. Núcleo Interno.

 

(         ) É a camada intermediária do interior da Terra. Iniciando a partir de 100 km de profundidade contados a partir da superfície. Sua espessura pode chegar a 2900 km é formado por material dúctil em altas temperaturas, conhecido como magma.

(         ) É a camada superficial da Terra. Ela é conhecida por ser a camada rochosa onde pisamos e desenvolvemos nossas atividades cotidianas.

(         ) Sólido e composto primariamente por ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura pode alcançar mais de 5,5 mil °C.

(         ) Ele é formado por ferro e níquel que se apresentam em estado líquido devido as altas temperaturas. Essa região que forma o campo magnético da Terra.

 

A alternativa correta é

 

(A) 1, 2, 3, 4

(B) 2, 3, 4, 1

(C) 2, 1, 3, 4

(D) 2, 4, 3, 1

(E) 2, 1, 4, 3

 

04. (ENEM, 2019)



A divisão política do mundo como apresentada na imagem seria possível caso o planeta fosse marcado pela estabilidade do(a)

 

(A) ciclo hidrológico.

(B) processo erosivo.

(C) estrutura geológica.

(D) índice pluviométrico.

(E) pressão atmosférica.

 

05. (UECE, 2021 - adaptado). Atente para o fragmento a seguir:

“A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas e algumas menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenosfera”.

Penha, H. M. Processos endógenos na formação do relevo. In: Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. Guerra, A. J. T e Cunha, S. B. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1994.

 

Dentre os principais tipos de limites de placas tectônicas, aquela que é formada ao longo de uma falha, onde o movimento relativo da placa é horizontal e paralelo ao seu limite, é conhecida como

 

(A) colisional.

(B) transformante.

(C) convergente.

(D) convergente.

(E) orogenético.

 

06. (ENEM, 2023) A Cordilheira do Himalaia tem mais de 50 milhões de anos, sendo classificada como a maior cordilheira do planeta.

Originário da língua sânscrito, comum na região, seu nome quer dizer “morada da neve”. É possível encontrar nessa cordilheira as quinze maiores montanhas do mundo. Ao todo, existem mais de cem picos, que contam com altitudes bem maiores que 7.000 m. O Everest, considerado o ponto mais alto da Terra, tem nada menos que 8.848 m de altitude, e continua crescendo, aproximadamente, 0,8 mm a cada ano.

Disponível em: https://meioambiente.culturamix.com. Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).

Qual dinâmica natural é responsável pelo fenômeno apresentado?

 

(A) Derrame de lava vulcânica.

(B) Encontro de placas tectônicas.

(C) Ação do intemperismo químico.

(D) Sedimentação de erosão eólica.

(E) Derretimento de geleiras glaciais.

 

07. Até a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.

(Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258.)

 

Assinale a alternativa que NÃO indica uma evidência da Teoria da Tectônica de Placas/Deriva Continental.

 

(A) Há semelhanças entre os fósseis da América do Sul, África, Antártida e Austrália.

(B) Vários grupos de animais e plantas possuem seus parentes mais próximos em continentes atualmente separados por oceanos.

(C) Continuidade de estruturas rochosas entre as costas da América do Sul e costa leste da África.

(D) A aferição do afastamento das placas tectônicas por meio de fitas métricas.

(E) O encaixe das formas dos continentes.

 

08. “O Ceará teve dois tremores de terra, nesta segunda-feira (24), conforme o Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os municípios que registraram os fenômenos foram Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Caridade, no interior do estado.

A atividade sísmica em Maranguape ocorreu por volta de 5h40, com magnitude preliminar calculada em 1.9 mR. Até o momento desta publicação, não há informações se moradores da região sentiram o tremor, segundo o Labsis.

Já em Caridade, o fenômeno ocorreu por volta das 10h, com magnitude preliminar calculada em 2.2 mR. Também não há registros de relato dos moradores ou algum impacto do abalo.”

FONTE: G1

-mR (Magnitude Regional ou Escala Ritcher)

 

Qual alternativa melhor explica a ocorrência dos tremores de terra, isto é, pequenos terremotos, nos municípios de Caridade e Maranguape?

 

(A) Os dois municípios estão inseridos no limite de duas placas tectônicas.

(B) Existem vulcões ativos na região entre os dois municípios.

(C) Há uma grande atividade da malha metroviária entre os municípios.

(D) A região é cheia de falhas geológicas que constituem verdadeiras zonas de fraqueza da crosta terrestre

(E) Há uma constante colisão de meteoritos na superfície terrestre da região entre os dois municípios.

 

09. São produtos da divergência de placas tectônicas, EXCETO:

 (A) Dorsais oceânicas.

(B) Rifte continental.

(C) Vulcões.

(D) Fossas oceânicas.

(E) Ilhas oceânicas.

 

10. São produtos da convergência de placas tectônicas, EXCETO:

 

(A) Arcos de ilhas.

(B) Falhas.

(C) Cadeias de montanhas.

(D) Terremotos.

(E) Tsunamis.

 

Um comentário:

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre